A paleta de cores no ramo da arquitetura | Arquitetos Online
Estúdio Change

A paleta de cores no ramo da arquitetura

As cores podem determinar todo o visual de um ambiente, e isso é sempre um ponto exaltado na arquitetura. Mas, você sabia que a paleta de cores em um ambiente influencia até no humor das pessoas?

E mais do que isso, a cor pode determinar a acústica e até mesmo a iluminação de determinado ambiente. Nesse conteúdo vamos explicar direitinho cada ponto!

Cores influenciando na iluminação?

Sim! É importante entender que a cor não significa apenas a estética, ela pode trazer diversos benefícios para qualquer ambiente, se bem trabalhada.

Juntamente com as cores, a iluminação surge como outro fator importante para o casamento perfeito de um ambiente. A luz pode intensificar ou atrapalhar o humor de cada ambiente, baseado em suas cores.

Quer saber mais sobre quais cores proporcionam conforto, estímulo e podem funcionar até mesmo como calmante? Pega um bloquinho e vem com a gente!

Cores quentes

As cores quentes são aquelas mais dinâmicas e que trazem um aspecto, muitas vezes, mais agressivo para um ambiente. Um exemplo dessas cores são: o vermelho, o laranja e até mesmo o amarelo.

Com a iluminação correta, essas cores podem dar um ar de estímulo e também de conforto para determinado ambiente.

Cores frias

Essas cores visam um aspecto mais suave e calmo para determinado ambiente e, vale lembrar, com a iluminação correta, pode mudar o humor de qualquer cômodo da casa.

Exemplo de cores frias bastante usadas na arquitetura: verde, roxo e azul. Essas cores proporcionam aconchego e efeito calmante em determinados ambientes.

Cores neutras

Geralmente são utilizadas em peças onde não se convive tanto, como banheiro, corredores e etc. Esses cômodos geralmente levam tons pastéis, branco e preto, na grande maioria das vezes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com aquela pessoa que quer mudar o ambiente de casa!