Estúdio Change

Kokedamas: entenda a tendência e como fazer você mesmo(a)!

As Kokedamas são bolas de musgo com plantas suspensas dentro e se tornaram uma tendência em decoração nos últimos tempos. As Kokedamas são de origem japonesa e a tradução significa, literalmente: ”bola de musgo”. 

Ter plantas em casa traz diversos benefícios para o ambiente, entre eles, deixar o ambiente ainda mais refrescante e, claro, com as Kokedamas, ter plantas em casa pode ser um artigo de decoração extremamente importante.

Como fazer uma Kokedama?

Primeiramente, você deve separar uma planta de sua preferência e, além dela, utilizará musgo (seco ou vivo), substrato, areia, linha ou barbante.

Para fazer a Kokedama, o primeiro passo é retirar o máximo de terra possível da raiz da sua planta, com cuidado, claro. Com uma porção de musgo, você vai envolver a raiz da planta. O musgo vai garantir a umidade e os nutrientes necessários para sua planta.

Depois, prepare a massa, com areia, água e substrato. Molde essa massa até se tornar uma bolinha de terra, proporcional ao tamanho da planta escolhida. Para finalizar, utilize um pouco de musgo até cobrir completamente a bola de massa, feita com areia, água e substrato.

Pronto, agora finalize sua Kokedama com barbante ou linha, como se fosse um novelo de lã. Importante deixar um pouco sobrando para poder pendurar seu arranjo.

Cuidado básico

Como toda planta, os cuidados com a Kokedama são bem comuns, exceto pela forma de hidratação da planta. Na hora de regar sua Kokedama, mergulhe-a em uma bacia com água e deixe por, aproximadamente, 10 minutos e depois pendure novamente.

Quanto a questão de periodicidade de rega, exposição ao sol e cuidados necessários, vai depender da planta que você escolher. As mais utilizadas são: Orquídeas, cactos, suculentas, samambaias, jiboias, marantas e lambaris.

E aí, curtiu? Bora tentar fazer uma Kokedama em sua casa e mudar o visual da sua casa?