O paisagismo como protagonista em projetos residenciais | Arquitetos Online
Estúdio Change

O paisagismo como protagonista em projetos residenciais

O paisagismo busca trazer ambientes saudáveis e atraentes do ponto de vista visual. Essa busca vem se tornando cada vez mais comum na arquitetura e, o que antes era apenas um complemento, agora vai ganhando protagonismo.

No Brasil e fora dele, explorar o verde e a natureza vem se tornando uma tendência. Seja em um simples detalhe ou em um cômodo inteiro, o paisagismo está passando de coadjuvante para protagonista no cenário da arquitetura.

Mais qualidade de vida

Nos últimos anos aumentaram os índices de pessoas trabalhando de casa, seja no modelo de home office ou trabalho remoto e, com isso, a busca por maior qualidade de vida tem sido explorada na arquitetura.

O paisagismo traz o contato de um ambiente, de forma direta com a natureza e, com isso, a sensação de ar puro e ambiente mais calmo pode ajudar em um trabalho mais produtivo. 

Mais complexo do que se parece

Mas, implantar o paisagismo na arquitetura é uma tarefa difícil quando se trata de um acompanhamento, imagina se for em um cômodo ou ambiente inteiro?

É necessário estudo e, na hora de contratar um escritório de arquitetura, pegar referências de projetos já realizados anteriormente, visando ter uma base do trabalho que já foi feito.

O fato é que o paisagismo vem crescendo e deixando o papel de coadjuvante de ambientes para se tornar o protagonista. No entanto, a integração dessa prática em ambientes se torna diferente dependendo da localização da casa. Entenda:

Casa com natureza ao redor: A integração pode ser feita de forma mais rústica e, muitas vezes, aproveitando o ambiente natural que cerca a residência. 

Casa urbanizada: Se o entorno de uma casa é urbanizado, a integração deve ser feita de forma discreta e sutil, para não parecer algo agressivo ao ambiente da residência.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe por aí!