Estúdio Change

Três projetos de arquitetura idealizados por mulheres no mundo

Nos últimos anos, mesmo ganhando mais notoriedade, a mulher segue sua luta todos os dias para ter mais igualdade e ser mais reconhecida dentro do mercado de trabalho.

No ramo da arquitetura não é diferente. As mulheres vem ganhando cada vez mais espaço e, recentemente, o Prêmio Pritzker, que é um dos maiores do ramo, ficou com duas mulheres irlandesas.

O crescimento do público feminino no mercado é grande e, com isso, trouxemos alguns projetos incríveis que foram idealizados por ELAS.

Confira alguns deles!

Centro Heydar Aliyev – Arzebaijão

Esse projeto foi feito pela renomada arquiteta Zaha Hadid, que foi a primeira mulher a receber sozinha um prêmio Pritzker, em 2004. O Centro Heydar Aliyev, foi projetado por ela e conta com 57.500 m².

A obra é um ponto turístico de Baku, no Arzebaijão, e custou cerca de 250 milhões de dólares.

Museu de arte de São Paulo

Uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, o Museu de arte de São Paulo foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O prédio conta com uma extensão total de 74 metros entre os pilares.

Em 2019, o museu recebeu cerca de 729 mil visitantes durante o ano, e bateu um recorde histórico de visitas.

The Smile – Londres

‘The Smile’ foi um projeto de sucesso feito pela arquiteta Alison Brooks. A obra é um arco, colocado de cabeça para baixo. A obra conta com 34 metros de comprimento e 3 metros de altura.

Esse projeto foi premiado em 2017 pelo “Architizer A + Awards” e “Wood Awards”. Alison Brooks, que idealizou todo o projeto, é uma arquiteta renomada, nascida em Toronto, no Canadá.

Esses são só alguns projetos idealizados por mulheres no mundo da arquitetura. Existem centenas espalhados pelo mundo.

Gostou deste tipo de conteúdo? Compartilhe por aí!